sexta-feira, 26 de março de 2010

Minha vida de europeia - cap.4 - FIRENZE

FLORENÇA, FLORENCIA, FIRENZE - 12/08/2008

Definir essa cidade que minha mistura ideomática nunca sabe como chamar é igual nos três idiomas: BELLISSIMA.
A cidade é mínima, mas tem um encanto próprio. É a cidade mais fotogênica da viagem até agora (escrevo a caminho de Praga, portanto existe um sério risco de Firenze perder esse posto), acho que fiz a mesma quantidade de fotos em Florença que fiz em Roma, e olha que Roma foram 5 dias... Me disseram que era barata, mas encontrei os preços mais altos do que em Roma e Veneza.
Ir a museus é obrigatório, até pq senão 1 dia é suficiente para ver tudo. Só 1 detalhe: confira os dias de descanso dos museus! O David de Michelangelo ficou para os livros de história (e para as 2 réplicas em diferentes pontos da cidade, essas eu vi). Explico: eu decidi ir a Florença, na verdade, por 1 único museu, o Uffizi, mais especificamente por um único autor, BOTTICELLI, que me fez, de pequena, gostar tanto de pintura renascentista. Estou eu andando pela cidade quando um anjo me sopra no ouvido: veja qdo fecha o Uffizi... Bingo, SEGUNDA-FEIRA. Isso era domingo, 4 da tarde... Desço correndo, dou de cara com uma fila imensa, consigo entrar com uma família catalana às 5 da tarde (detalhe: o museu fecha às 6h30).
resumindo, foi uma geral nos quadros, uma geral nos afrescos no teto (liiiiindos), até chegar nela: O NASCIMENTO DE VÊNUS. Choro, emoção... Isso fica pra mim, não dá pra descrever, grande, gigante para a menina de 14 anos que eu era, e para a mulher de 25 de agora.
Ah, e a noite, música em todas as partes da cidade, jantar com os mexicanos de Roma, um ambiente gostoso... Ficou gostinho de "quero mais".
-----------------------------------
Uffizi não tem fotos, até pq é proibido fotografar lá dentro. Mas o por-do-sol está aí...
Firenze

Beijos e até Veneza

Nenhum comentário: