domingo, 2 de novembro de 2008

Marca velhas x marcas novas

Ok, momento publicitária, discussão sobre marcas.
Nessas últimas semanas, nós da região sul (SC e RS) vimos o "lançamento" da nova logo (meu lado designer me impede de chamar logomarca) da RBS TV. Criação Hans Donner, para chamar a atenção para a "nova era" na televisão, a tv digital... Ta, respeito, renovação é importante, a vinheta ficou legal, mas confesso me me assustei quando vi escrito RBS TV. Talvez motivado por isso, interrompi a leitura de um livro para começar a ler Faça Você uma Marca, do Francesc Petit (seguramente o catalão mais importante da publicidade brasileira). Começo o livro lendo: "Muitas empresas que tinham uma imagem excelente e que foi abandonada, esquecida ou, pior, foi irresponsavelmente trocada por qualquer modismo ou tendência, sem nenhum conteúdo, e em geral por pessoas ou profissionais pouco conscientes e desconhecedores da matéria." (PETIT, 2006, p.14)

Ta, e o que vc quer dizer?? Hans Donner desconhecedor da matéria?? JAMAIS direi isso. RBS imagem excelente?? Não diria isso. Apenas me levou a refletir sobre essa (e outras) mudança na marca de uma empresa tradicional. Mexer em logo é mexer no reconhecimento da empresa pelo público, é mexer com a ideia pré-concebida que o espectador, nesse caso, tem da rede de televisão. Isso pode até ser bom, mas é sempre um risco. Pode o público entender "agora a RBS é digital, é moderna", mas também pode, como ouvi de minha mãe (engenheira, portanto apenas público, e nao profissional da nossa área): "nossa, perdeu totalmente a identidade". Vale é calcular o risco. Na minha opinião, além dessa nova marca ter cara de 3D demaaaaais, perde o caráter de canal sólido, de empresa forte, que a marca anterior transmitia. Mas deve haver quem goste.
Agora a noite, leio num site de marketing sobre a mudança na logo da Pepsi (http://www.puromarketing.com/3/5231/pepsi-cambia-su-logotipo-corporativo.html)

Vão aumentar as vendas da Pepsi?? Não sei, até porque não é só isso que define a imagem mental, e consequentemente o comportamento do público de um produto. Mas que sensação transmite essa nova logo a você?
Depois de ver essas 2 novas marcas com públicos e em segmentos tão distintos, me pergunto: Será que estamos entrando numa nova era das marcas, com tipografia standard arredondada fina e delicada??? Sinceramente, espero que não.

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